No dia 5 de agosto de 2005, foi sancionada pelo presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva a lei 11.161, que declara obrigatória a oferta da língua espanhola como língua estrangeira nas escolas brasileiras.
Esse fato poderia ser comemorado... Porém, hoje, 5 anos depois da sua assinatura (e finalizado o prazo de instituição previsto na mesma), a lei ainda não é cumprida em todo o país, podendo ser observada, ainda, a hegemonia do ensino de inglês nas escolas.
Nós, professores de espanhol encontramos grande dificuldade de legitimação do trabalho devido ao desprestígio sofrido pela língua em nosso país, que, apesar de estar rodeado de nações que falam castellano, só agora parece despertar para a importância dessa língua para nós.
Embora os motivos da instituição da lei 11.161/05 sejam, no mínimo, pouco claros (principalmente razões comerciais), talvez possamos pensar em um novo momento para a língua espanhola no Brasil...
Lembrando sempre da importância da formação de professores compromissados não com a repetição de estruturas gramaticais, mas sim, e sobretudo, com o estudo da língua como uma maneira de estar em contato com diversas e ricas culturas, fazendo desse contato um meio de autoconhecimento a partir do encontro com o outro.
Por Cínthia Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário