terça-feira, 30 de novembro de 2010

PLANO DA OFICINA - Versão final


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DIDÁTICA E PRÁXIS PEDAGÓGICA II
ALUNAS: AMANDA SANTIAGO, CHAYNARA SOUZA E CINTHIA VIEIRA
PROFESSORA: ALESSANDRA ASSIS



OFICINA

TÍTULO
v  Qual é a sua língua? - Reflexões sobre a diversidade da língua portuguesa

PÚBLICO
v  Alunos do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont

HORA/LOCAL
v  19/ 11/ 2010, 9h05min – 10h

OBJETIVO GERAL
v  Perceber como o conhecimento das variedades da sua própria língua contribui para a inserção social do indivíduo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
v  Compreender as noções de norma padrão, norma culta e linguagem popular;
v  Desmistificar a noção de erro na língua, a partir do entendimento de adequação lingüística;
v  Compreender que a língua portuguesa não é única;
v  Conhecer o conceito e os tipos de variação lingüística;
v  Distinguir o que é adequado ou inadequado em determinadas situações de uso da língua (por exemplo, uso da linguagem formal x uso da linguagem informal).

JUSTIFICATIVA
v  Devido à observação de uma apresentação ocorrida na primeira visita, percebeu-se a necessidade de apresentar noções de variação e mudança lingüística aos alunos da turma de 3° ano acompanhada (3º M3). Dada a importância de tais noções no processo de comunicação, a oficina se propõe a contribuir para a autoafirmação dos alunos, a partir da compreensão de que a língua não é única.

CONTEÚDOS
v  Norma padrão, norma culta e linguagem popular;
v  Erro e adequação lingüística;
v  Variação e mudança lingüística;
v  Linguagem formal x linguagem informal;


METODOLOGIA
v  Exposição do conteúdo proposto através de slides, aliado à exibição de vídeos, a fim de possibilitar espaços de discussão e diálogo.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
v  Apresentação
v  Exibição de vídeo (Debate com o presidente Lula em 2006)
v  Discussão sobre o vídeo
v  Exposição do conteúdo (Slides e vídeos com variedades do português)
v  Propostas de atividade:
            - Simulação de situações diferentes de uso da língua (linguagem formal x linguagem informal)
            - Elaboração de um parágrafo em resposta à questão: Qual é a sua língua?

RECURSOS
v  TV-pendrive
v  Resumo impresso (fotocópia)
v  Folha de avaliação

AVALIAÇÃO
v  Redação de um parágrafo refletindo sobre o conteúdo abordado na oficina.
v  Divisão da turma em dois grupos para a simulação de situações de uso formal e informal da língua

REFERÊNCIAS
v  CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva. Contribuições da Sociolinguística educacional para o processo ensino e aprendizagem da linguagem. Disponível em: www.cedu.ufal.br
v  FARACO, Carlos Alberto. A percepção da mudança. In: Lingüística Histórica. São Paulo: Parábola, 2005. P. 14 – 43
v  www.youtube.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário