segunda-feira, 15 de novembro de 2010

QUE LÍNGUA VOCÊ FALA? - Esboço da oficina


TÍTULO
v  “Que língua você fala?”

PÚBLICO
v  Alunos de uma turma de 3° ano do ensino médio

HORA/LOCAL
v  18/ 11/ 2010, 9h15min / Colégio Estadual Alberto Santos Dumont

PROFESSORES MEDIADORES
v  Lucília, professora de língua portuguesa.

OBJETIVO GERAL
v Perceber como a relação com a língua é importante no processo de afirmação da identidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

v Compreender que a língua portuguesa não é única.
v Desenvolver habilidades comunicativas adequadas a cada situação de uso da língua.
v Refletir sobre a importância da língua na afirmação da identidade.

JUSTIFICATIVA
v Devido à observação de uma apresentação ocorrida na primeira visita, percebeu-se a necessidade de apresentar noções de variação e mudança lingüística aos alunos da turma de 3° ano acompanhada. Dada a importância de tais noções no processo de comunicação, a oficina se propõe a contribuir para a autoafirmação dos alunos, a partir da compreensão de que a língua não é única.

CONTEÚDOS
v Breve contextualização sobre a história da língua portuguesa;
v Conceitos de variação e mudança lingüística;
v Reflexão sobre as noções de erro e de adequação lingüística;


METODOLOGIA
v Exposição do conteúdo proposto através de slides, aliado à exibição de vídeo e utilização de fotos de placas com escrita popular a fim de possibilitar espaços de discussão e diálogo.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
v  Apresentação
v  Exibição de vídeo (fala popular X fala culta)
v  Atividade dirigida: impressões sobre o vídeo
v  Exposição do conteúdo (com uso de imagens de placas)
v  Simulação de situações de uso da língua: situação formal (fala culta) X situação informal (fala cotidiana).

RECURSOS
v  TV-pendrive
v  Resumo impresso (fotocópia)

AVALIAÇÃO
v Simulação de situações comunicativas de formalidade e informalidade para que os alunos pratiquem a adequação lingüística.

REFERÊNCIAS
v  FARACO, Carlos. Lingüística Histórica.
v  BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico.
(+ vídeos e imagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário