TÍTULO
v “Que língua você fala?”
PÚBLICO
v Alunos de uma turma de 3° ano do ensino médio
HORA/LOCAL
v 18/ 11/ 2010, 9h15min / Colégio Estadual Alberto Santos Dumont
PROFESSORES MEDIADORES
v Lucília, professora de língua portuguesa.
OBJETIVO GERAL
v Perceber como a relação com a língua é importante no processo de afirmação da identidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
JUSTIFICATIVA
v Compreender que a língua portuguesa não é única.
v Desenvolver habilidades comunicativas adequadas a cada situação de uso da língua.
v Refletir sobre a importância da língua na afirmação da identidade.
v Devido à observação de uma apresentação ocorrida na primeira visita, percebeu-se a necessidade de apresentar noções de variação e mudança lingüística aos alunos da turma de 3° ano acompanhada. Dada a importância de tais noções no processo de comunicação, a oficina se propõe a contribuir para a autoafirmação dos alunos, a partir da compreensão de que a língua não é única.
CONTEÚDOS
v Breve contextualização sobre a história da língua portuguesa;
v Conceitos de variação e mudança lingüística;
v Reflexão sobre as noções de erro e de adequação lingüística;
METODOLOGIA
v Exposição do conteúdo proposto através de slides, aliado à exibição de vídeo e utilização de fotos de placas com escrita popular a fim de possibilitar espaços de discussão e diálogo.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
v Apresentação
v Exibição de vídeo (fala popular X fala culta)
v Atividade dirigida: impressões sobre o vídeo
v Exposição do conteúdo (com uso de imagens de placas)
v Simulação de situações de uso da língua: situação formal (fala culta) X situação informal (fala cotidiana).
RECURSOS
v TV-pendrive
v Resumo impresso (fotocópia)
AVALIAÇÃO
v Simulação de situações comunicativas de formalidade e informalidade para que os alunos pratiquem a adequação lingüística.
REFERÊNCIAS
v FARACO, Carlos. Lingüística Histórica.
v BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico.
(+ vídeos e imagens)
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